Workshop debate o fortalecimento dos sindicatos

O Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado do Paraná (SINDESP-PR), representado pela sua assessora jurídica, Tatiane Dionízio, participou, no dia 29 de outubro, do workshop “O Sindicato do Futuro: Advocacia, Sustentabilidade e Ética”. O evento foi realizado pela Comissão de Direito Sindical da OAB Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Durante o workshop foram levantadas reflexões sobre a necessidade de fortalecimento dos sindicatos. “É importante retomar a confiança e a credibilidade dos associados e dos novos filiados, num momento em que empresários e funcionários estão receosos quanto à instabilidade financeira”, comentou Tatiane. Para ela, os sindicatos devem demonstrar que os benefícios de ser associado superam a taxa de contribuição repassada.

A juíza Martha Halfeld, da 3ª Vara do Trabalho de Juiz de Fora e do Tribunal de Apelação das Nações Unidas (ONU), alertou que o sindicato atual deve se embasar na transparência, mantendo uma comissão de negociação patronal e laboral constante para a categoria, e não realizar um encontro anual na data base para discutir benefícios. “O sindicato do futuro deverá ser pautado pela mediação, no diálogo e na transparência. Greves e quedas de braço são atitudes do passado. O momento pede união para o fortalecimento”, explicou.