Receita Federal libera consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal abriu nesta terça-feira a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2020. Este é o maior lote já registrado: R$ 5,7 bilhões para mais de 3,3 milhões de contribuintes.

O pagamento será no dia 30 de junho, priorizando idosos, deficientes físicos, mentais ou com doença grave, após pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério. Mais de 1 milhão de contribuintes não prioritários, que entregaram a declaração até 04 de março, também devem receber a restituição neste mês.

Neste ano, os lotes foram reduzidos de sete para cinco, com pagamento iniciando antes mesmo do fim do prazo de entrega. O primeiro lote foi pago em 29 de maio. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na internet. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

As datas de pagamentos das próximas restituições do imposto de renda são:

  • 30 de junho
  • 31 de julho
  • 28 de agosto
  • 30 de setembro

O prazo máximo para entrega do IR 2020 segue 30 de junho.

Com informações da Agência Brasil