Presidente do SINDESP-PR participa de audiência pública sobre Muralha Digital

O presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado do Paraná (SINDESP-PR), Alfredo Ibiapina, participou, nesta terça-feira (2/4) da audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) sobre a Muralha Digital.
A audiência pública foi uma iniciativa do deputado Delegado Recalcatti para homenagear os membros dos conselhos comunitários de segurança (Consegs) pelos 37 anos da existência dos conselhos paranaenses, tornando o estado como referência na organização e mobilização das comunidades no combate à criminalidade. Também foi discutida a Muralha Digital, nome dado à Política Municipal de Videomonitoramento de Curitiba (PMVC), aprovado em março pela Câmara de Vereadores.
Recalcatti ressaltou a importância da Muralha Digital e sua contribuição para a melhoria das políticas públicas de segurança. Entretanto, a iniciativa deve ser aperfeiçoada através do debate entre autoridades e os membros dos Consegs.
O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, explicou que o projeto, baseado no conceito de cidades inteligentes, melhorará a segurança de Curitiba por meio da união de câmeras públicas, radares e câmeras particulares.
Para a vereadora Maria Letícia, da Comissão de Segurança da Câmara Municipal de Curitiba, a Muralha Digital precisa de controle social, uma ferramenta que se fortalece sempre que os conselhos comunitários têm maior presença nos processos de decisão e fiscalização. Ela lembrou que os Consegs não foram incluídos no conselho gestor do projeto, fragilizando os controles sociais sobre a política de segurança.
Também participaram da audiência o superintendente de Esporte do Governo, Hélio Wirbiski, representando o governador Carlos Massa Ratinho Júnior; os deputados Galo, Emerson Bacil, Subtenente Everton e Soldado Adriano José; o coronel Chehade Elias Geha, coordenador estadual do Conselho Comunitário de Segurança/Paraná; a delegada chefe da Divisão de Polícia de Curitiba, Maritza Maira Haisi; o promotor de Justiça Régis Rogério Sartori; o vereador Valtermir Honório dos Santos, de Almirante Tamandaré; o vereador Sebastião Vieira Guimarães, presidente da Câmara de Itaperuçu; o vereador João Batista, de Fazenda Rio Grande; e os conselheiros homenageados por seus serviços prestados em favor da segurança dos cidadãos paranaenses.