Preparando-se para viajar nas férias de final de ano? Saiba como proteger a sua residência.

Com a chegada de dezembro, o período de viagens de férias se inicia e, para que tudo ocorra conforme o planejado, é necessário tomar alguns cuidados para garantir a segurança da sua casa. A época de fim de ano é recordista em ocorrências de roubo e danos devido à ausência dos donos do imóvel.
O Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado do Paraná (SINDESP-PR) preparou algumas dicas para que os viajantes desfrutem das férias mais tranquilamente.
O primeiro conselho é deixar os vizinhos e familiares avisados da sua ausência. Peça para alguém passar em sua residência em diferentes horários.
Certifique-se de que as portas e janelas estão fechadas e trancadas. Os cômodos trancados também dificultam qualquer tipo de invasão.
Desligue todos os aparelhos eletrônicos, no caso de uma tempestade inesperada, pode haver um curto circuito e comprometer a sua casa e a segurança dos seus vizinhos.
Não permita o acesso de pessoas estranhas em sua casa ou condomínio. Ao atender estranhos, mantenha os portões fechados e as pessoas do lado de fora. Exija sempre a credencial de identificação de funcionários de empresas de energia elétrica, correios, zoonozes, etc.
Ao contratar o serviço de segurança, informe-se com antecedência sobre a idoneidade da empresa ou da pessoa que pretende prestar o serviço de segurança. Se o serviço exigir a necessidade de acesso ao interior da residência, oculte objetos de valor para evitar chamar a atenção.
Fique atento às construções e reformas próximas da sua residência. Elas podem servir de esconderijo para criminosos à espreita da próxima vítima em potencial.
Não jogue no lixo qualquer tipo de documento que contenha informações que o identifique (conta de água, luz, telefone, envelopes de correspondências onde conste seu nome completo, etc.), ou que contenham informações sobre seus hábitos (fatura de cartão de crédito, notas fiscais, comprovante de pagamento com cartão, etc.).
Caso haja qualquer suspeita, acione imediatamente a Polícia Militar ou a empresa de segurança privada responsável pela patrulha do seu imóvel.
Confira as empresas recomendadas pelo Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado do Paraná (SINDESP-PR) no site: http://sindesp-pr.org.br/institucional/associacoes