Lei Geral de Proteção de Dados pode impactar diretamente no setor de segurança privada

O último dia do Enesp Sul 2019 começou com uma palestra sobre a Lei Geral de Proteção de dados (LGPD) ministrada pela advogada Gabriela Glitz. Ela abordou o contexto histórico que resultou na aprovação da LGPD no Congresso Nacional, até os desafios de implementar esta nova dinâmica nas empresas no prazo restante de menos de um ano. “Vivemos em uma sociedade em rede e a lei nada mais é do que um conjunto de normas para a gestão dos dados. O texto foi aprovado para proteger estes dados e, consequentemente, preservar a privacidade das pessoas. A LGPD é uma lei que exigirá bastante controle e o setor de segurança será um dos mais impactados na prática”, destacou a palestrante. A LGPD entrará em vigor em agosto de 2020.

Integração

O presidente da Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist), Jeferson Nazário, e os presidentes dos Sindicatos das Empresas de Segurança Privada do Paraná (SINDESP-PR), Alfredo Ibiapina, de Santa Catarina (SINDESP-SC), Dilmo Wanderley Berger, e do Rio Grande do Sul (SINDESP-RS), Silvio Renato Medeiros Pires, participaram da 2ª Assembleia Geral Extraordinária e da 23ª Reunião de Diretoria da Fenavist.
Durante as reuniões foram discutidas algumas pautas de grande importância para o setor de segurança privada, como os andamentos de projetos em debate no Congresso Nacional, avaliações sobre os trabalhos das comissões internas da Fenavist e a apresentação de parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A ideia da Fenavist é fazer parte do Anuário da Segurança, publicação que registra dados da segurança pública, ampliando a visibilidade dos dados atualizados do setor de segurança privada. A publicação será um dos pilares de integração entre a segurança privada e a segurança pública do país.
As comissões de Convenções Coletivas, Tributária e de Segurança Pública da Fenavist falaram sobre os próximos passos a serem empreendidos em prol dos sindicatos e empresas filiadas. Também foi abordado o sucesso da Missão Empresarial de Chicago 2019 durante a Feira Global Security Exchange e a proposta da próxima missão a ser organizada pela Fenavist, que será realizada entre os dias 23 e 29 de fevereiro de 2020, em Portugal e na Espanha, para a participação no 22º Salão Internacional de Segurança.

Com informações do SINDESP-SC