Governo prorroga toque de recolher por mais dez dias

O Governo do Paraná decidiu pela prorrogação, por mais dez dias, das medidas de restrição de circulação de pessoas no Paraná. O decreto 6.745/21 foi publicado na sexta-feira (29) e considera a situação atual da pandemia em todo o estado.

As medidas entraram em vigor na segunda-feira (1º) e são válidas até o dia 10 de fevereiro. Elas ainda podem ser prorrogadas, conforme o número de casos de covid-19.

Entre as medidas, proibição provisória de circulação em espaços e vias públicas, diariamente, das 23h às 5h, com exceção dos serviços e atividades essenciais. Os estabelecimentos comerciais também ficam proibidos de vendidas bebidas alcoólicas, em espaços públicos e privados, nesse mesmo horário.

Segue proibida, ainda, a promoção de confraternizações e eventos presenciais que causem aglomerações, com grupos de mais de 25 pessoas, excluídas da contagem crianças de até 14 anos, com exceção dos eventos na modalidade de drive-in. Já as atividades religiosas de qualquer natureza deverão observar as regras e exigências fixadas pela Secretaria de Estado da Saúde em ato normativo próprio.

A fiscalização do cumprimento das medidas é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, e da Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio da Polícia Militar do Estado, em cooperação com as guardas municipais.

O Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Paraná (SINDESP-PR) lembra aos profissionais do setor, que se dedicam diariamente a tarefas que envolvem o contato com pessoas, a importância da higiene frequente. O uso correto de máscara, tapando completamente a boca e o nariz, a lavagem das mãos várias vezes ao dia e o distanciamento social são as medidas disponíveis no momento para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

Confira o decreto que prorroga as medidas.