Cuidados e Prevenção: COVID-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou recentemente a pandemia de Covid-19. A doença provocou mais de 3 mil mortes na China e rapidamente se espalhou pelo mundo. No Brasil já foram registrados mais de 300 casos confirmados da doença. No Paraná, seis casos foram confirmados, cinco deles em Curitiba e um em Cianorte.

Sintomas e Tratamento

Os principais sintomas do Coronavírus são febre alta, tosse e falta de ar. Nos casos mais graves, o paciente pode apresentar dificuldade respiratória, insuficiência renal e até diarreia. A doença pode evoluir rapidamente em pessoas com mais de 55 anos, fumantes ou que tenham doenças crônicas e problemas cardiovasculares.
Ao procurar atendimento médico, os pacientes infectados recebem medicamentos para aliviar os sintomas da doença, já que não existe um tratamento específico para a doença.

Cuidados e Prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, cuidados básicos devem ser tomados para conter o vírus e evitar que o número de infectados suba descontroladamente. O principal problema com o avanço da doença é o colapso no sistema de saúde, que pode colocar em risco a vida de pacientes que não estão com o coronavírus.
Confira as medidas de prevenção:

  • Evitar aglomerações ou lugares por onde passam muitas pessoas;
    Lavar as mãos com água e sabão frequentemente, higienizando-as com álcool gel 70%;
    Evitar encostar as mãos na boca, nos olhos e no nariz;
    Se estiver com sintomas de doença respiratória, evite apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objetos;
    Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar utilizando o cotovelo ou lenço de papel;
    Caso apresente sintomas como tosse ou espirro, utilize máscara cirúrgica, mesmo sem o diagnóstico confirmado.
    Se tiver falta de ar ou dificuldade respiratória associada aos demais sintomas ligue 136 ou procure orientação, primeiramente por telefone, junto aos serviços de saúde da sua cidade.